5 de setembro de 2012

Marrakech: a tal cidade


Para além de toda esta aventura, curiosidade e ansiedade, conhecer esta cidade é a minha maior espectativa de todas: Marrakech.
Dizem que esta praça de dia tem uma vida completamente diferente da noite, embora ambas agitadas e peculiares. Será?

"É uma cidade do sudoeste do Marrocos, próxima ao sopé da cordilheira do Alto Atlas, conhecida como a "cidade vermelha", a "pérola do sul" ou a "porta do sul". É a capital da prefeitura homônima, a qual faz parte da região de Marrakech-Tensift-El Haouz. Em 2004 tinha 801 043 habitantes. (1 070 838 na prefeitura).
Possui o maior suq (zoco, mercado tradicional) do país, ademais de uma das praças mais movimentadas da África, a Djemaa el Fna, que abriga acrobatas, vendedores de água, dançarinos, músicos e barracas de comida.
À semelhança de muitas cidades norte-africanas e do Oriente Médio, Marrakech possui uma parte fortificada (a Almedina ou Medina) e uma cidade moderna adjacente (chamada Gueliz). É servida pelo Aeroporto Marrakech-Menara e por uma ligação ferroviária com Casablanca e o norte do país.
Marrakech é a segunda maior cidade do Marrocos, após Casablanca, e era conhecida pelos antigos viajantes como "Cidade do Marrocos". Antes da chegada dos almorávidas, no século XI, a região era governada a partir da cidade de Aghmat. Quando decidiu erguer uma nova capital, o chefe almorávida, Abu Bakr Ibn Omar (Abu Becre), escolheu construí-la na planície, em local neutro entre o território de duas tribos que competiam pela honra de receber a nova cidade. Os trabalhos começaram em maio de 1070, mas Abu Becre foi chamado a extinguir uma revolta no Saara em janeiro de 1071, de maneira que Marrakech foi terminada pelo seu substituto e futuro sucessor, Iuçufe ibn Tachfin. O apogeu da cidade deu-se sob a direção de Abu Yusuf Ya'qub al-Mansur, terceiro sultão almóada, que iniciou a construção da mesquita de Kutubia e de uma nova casbah.

Mais informação em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marrakech

Sem comentários: