30 de setembro de 2012

Temperaturas em Marrocos todo o ano

Amigos,
 
Consultem o link abaixo e vejam as temperaturas que se fazem sentir em Marrocos nas diversas cidades em cada mês do ano.
Por causa da roupinha certa para levarmos, é necessário sabermos ao que vamos!
 
Já faltam apenas 4 semanas e as listas do material já estão iniciadas.
As comidas, as bebidas, as peças, os medicamentos, o passaporte, nada pode faltar. Mas também, se faltar alguma coisa compramos numa barraquinha qualquer à beira da estrada, parece que há lá umas quantas a vender cachorros quentes...

http://www.morocco-travel.com/morocco/TemperaturesWeather/

Depois de um dia de descanso, recomeça uma nova etapa

Chegou finalmente o dia de partir até à próxima cidade.
Destino: Zagora

 
 

28 de setembro de 2012

Merzouga Hotel Yasmina


Finalmente o descanso após uma etapa desgastante para todos...
É hora de relaxar, tomar um banho na piscina e apanhar os ultimos raios de sol do dia.

Porque a viagem continua...

Faltam 27 dias

25 de setembro de 2012

Merzouga

 
Merzouga é uma pequena aldeia Berbére no deserto do Saara em Marrocos localizada a cerca de 35 km de Rissai, 40 km de Erfoud, e, a cerca de 20 km de distância da fronteira com a Argélia.
A aldeia de Merzouga é conhecida por se situar junto ao Erg Chebbi, o maior conjunto de dunas de Marrocos, ponto de interesse turístico pelas várias actividades no ramo: excursões em camelos, circuitos 4x4, bivouacs e acampamentos nas dunas, banhos de areia terapêuticos, viagens em moto 4.
A aldeia divide-se em 3 partes: zona das dunas, centro da aldeia, e parte nova, para norte do rio e antes de se chegar à grande porta da aldeia.
A estrada para Merzouga é de alcatrão desde Rissani, sendo a estrada excelente e de fácil acesso para todo o tipo de viaturas.

24 de setembro de 2012

23 de setembro de 2012

Off Road

´
Ainda a caminho de Merzouga... alcatrão nesta etapa não haverá muito!
Pilotos, co-pilotos, carritos, preparem-se! Vai ser um dia longo...

22 de setembro de 2012

18 de setembro de 2012

 
Depois da passagem de neve, ainda no Atlas, já o céu será azul e o sol brilhará para nós...
 
A viagem continuará o seu rumo, passando por Erfoud, entre aldeias abandonadas e estradas desertas.
 
Próxima paragem: Merzouga
 

17 de setembro de 2012

Entre Azrou e Erfoud


Na passagem pelo Médio Atlas as temperaturas estarão um pouco abaixo dos 30 graus esperados no meio do deserto...
 
Aconselha-se a todos os passeigeiros que velem na bagagem um casaco quente apenas para esta etapa, pois é capaz de estar fresquinho...

15 de setembro de 2012

Midelt: segunda noite em Marrocos

 
Midelt (em árabe: ميدلت‎) é uma cidade do centro de Marrocos, capital da província homónima, que faz parte da região Meknès-Tafilalet. Em 2004 tinha 44 781 habitantes e estimava-se que em 2012 tivesse 47 963 habitantes.
 
Situada na junção dos maciços montanhosos do Médio Atlas e do Alto Atlas Oriental, a 1 520 metros de altitude, tendo por fundo o imponente Jbel Ayachi, um pico que se ergue a 3 757 m de altitude, Midelt encontra-se 190 km a sudeste de Meknès, 200 km a sul de Fez e 140 km a norte-noroest de Errachidia.
 
Aqui será o descanso merecido, antes da travessia do Atlas. 

13 de setembro de 2012

De Fes a Midelt


Fez (Fas em árabe) é uma cidade de Marrocos. Localiza-se no centro-norte do país e tem cerca de 950 mil habitantes (censo de 2004). Foi fundada em 808 d.C. por Idriss II, tendo sido a capital de Marrocos durante vários períodos. É a cidade onde esta localizada a Universidade de Karueein, a mais antiga universidade do mundo ainda em funcionamento, criada nos primórdios da cidade (859).


Na manhã do 2º dia passaremos por Fez, com rumo a Midelt, onde pernoitamos e nos preparamos para o grande dia seguinte, a passagem do Atlas.

12 de setembro de 2012

Rumo a Sul

Xexuão. Ou Chefchaouen, em francês, é uma cidade do norte de Marrocos, a 100 km de Ceuta.
Localizada nas altas enconstas dos montes Kelaa e Megu, a cidade é a capital da província com o mesmo nome e que faz parte da região de Tânger-Tetuão.
 
Em 2010 estimava-se que tinha cerca de 38700 habitantes.
Esta cidade é considerada um local sagrado, onde se pode encontrar o túmulo do santo padroeiro da região de Jebala, o sufista Moulay Abdeslam Ben Mchich Alami. Considerado um dos quatro pilares do Islão, diz-se que sete visitas ao seu túmulo em anos consecutivos equivalem a uma peregrinação a Meca.
 
A esta cidade atribuem o nome de "cidade azul" e fazendo uma busca na internet facilmente se percebe porquê...
 
 

 
 
 
 

11 de setembro de 2012

Do outro lado do mar existe terra: África


 
 
Tãnger é a capital da região de Tânger-Tetuão, em Marrocos.
Situa-se no noroeste de África, junto ao Estreito de Gibraltar. A população, segundo os censos de 2004, era de 669 680 habitantes.
 
É uma antiga cidade fenícia, fundada por colonos cartaginenses no início do século V a.C., que continuou a ser um importante centro urbano para os berberes, o povo tradicionalmente nómada nativo da região.
 
Tânger é o segundo centro industrial mais importante do país, depois de Casablanca, com indústrias têxtil, química, metalúrgica e naval.
 
Esta será a porta de entrada em África e o início da grande aventura marroquina.
 
 

10 de setembro de 2012

Onde a aventura começa...

1ª Paragem: Porto de Tarifa

O Barco, aquele que nos leva para o Mundo Novo de emoções, paisagens, descobertas e aventuras mil...

7 de setembro de 2012

6 de setembro de 2012

Uma Aldeia


Pelos caminhos que escolhemos iremos encontrar de tudo um pouco.

Estradas com alcatrão, sem alcatrão, de areia, marcadas, sem linhas, por entre aldeias povoadas e por outras desertas como esta. O maior desejo é que cheguemos a casa conforme vamos sair: cansados, mas muito mais ricos culturalmente depois desta experiência de viagem.

5 de setembro de 2012

Marrakech: a tal cidade


Para além de toda esta aventura, curiosidade e ansiedade, conhecer esta cidade é a minha maior espectativa de todas: Marrakech.
Dizem que esta praça de dia tem uma vida completamente diferente da noite, embora ambas agitadas e peculiares. Será?

"É uma cidade do sudoeste do Marrocos, próxima ao sopé da cordilheira do Alto Atlas, conhecida como a "cidade vermelha", a "pérola do sul" ou a "porta do sul". É a capital da prefeitura homônima, a qual faz parte da região de Marrakech-Tensift-El Haouz. Em 2004 tinha 801 043 habitantes. (1 070 838 na prefeitura).
Possui o maior suq (zoco, mercado tradicional) do país, ademais de uma das praças mais movimentadas da África, a Djemaa el Fna, que abriga acrobatas, vendedores de água, dançarinos, músicos e barracas de comida.
À semelhança de muitas cidades norte-africanas e do Oriente Médio, Marrakech possui uma parte fortificada (a Almedina ou Medina) e uma cidade moderna adjacente (chamada Gueliz). É servida pelo Aeroporto Marrakech-Menara e por uma ligação ferroviária com Casablanca e o norte do país.
Marrakech é a segunda maior cidade do Marrocos, após Casablanca, e era conhecida pelos antigos viajantes como "Cidade do Marrocos". Antes da chegada dos almorávidas, no século XI, a região era governada a partir da cidade de Aghmat. Quando decidiu erguer uma nova capital, o chefe almorávida, Abu Bakr Ibn Omar (Abu Becre), escolheu construí-la na planície, em local neutro entre o território de duas tribos que competiam pela honra de receber a nova cidade. Os trabalhos começaram em maio de 1070, mas Abu Becre foi chamado a extinguir uma revolta no Saara em janeiro de 1071, de maneira que Marrakech foi terminada pelo seu substituto e futuro sucessor, Iuçufe ibn Tachfin. O apogeu da cidade deu-se sob a direção de Abu Yusuf Ya'qub al-Mansur, terceiro sultão almóada, que iniciou a construção da mesquita de Kutubia e de uma nova casbah.

Mais informação em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marrakech

Porque uma imagem vale mais que mil palavras...

50 dias - 50 imagens

Até 26/10/2012 será puclicada uma imagem por cada dia que falta até ao dia de partida.
Aguça a vontade só de viajar pela internet...